Clareamento Dental – O seu sorriso a mais branco e bonito

Antes e depois de clareamento dental

As férias estão batendo na nossa porta, e já dá para sentir aquele climinha de viagens, confraternizações e festas! E se tem uma coisa que você vai fazer nesse período é sorrir! Para isso, nada melhor do que ter o sorriso branco, brilhante e saudável! Nesse caso, o procedimento mais indicado é o clareamento dental! 

O clareamento é um procedimento simples e seguro que irá te ajudar a recuperar a coloração dos seus dentes de forma natural. Cada vez mais acessível, o clareamento dental tem sido muito procurado pelo público. 

Mas você sabe como ele funciona e os seus tipos? Continue lendo e nós vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o clareamento dental! Assim você pode fazer as melhores escolhas e ainda economizar o seu dinheiro! 

O que é o Clareamento Dental?

Tratamento de clareamento dental
Entenda como esse tratamento funciona. Fonte: FreePik

Ao longo da nossa vida, diversos fatores podem deixar os nossos dentes amarelados ou manchados. Doenças, fatores genéticos, bem como a nossa alimentação podem influenciar negativamente na coloração dos dentes. 

Café, chás, vinho tinto, suco integral de uva, açaí e bebidas ácidas são exemplos de alimentos que contribuem fortemente para isso. Além disso, o tabagismo também é inimigo dos dentes brancos. 

E, a partir desse desejo popular de ter os dentes mais brancos e bonitos, foi criado o clareamento dental. Como o nome já sugere, ele se trata de um procedimento odontológico estético destinado para recuperar a tonalidade mais clara dos dentes.

Nesse sentido, o clareamento é responsável por quebrar os pigmentos adquiridos ao longo da vida, de forma a transformá-los em moléculas pequenas e invisíveis.  

O principal agente no clareamento dental é o oxigênio. Através do uso do peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida, é causada uma reação química que modifica a cor dos dentes.

É importante lembrar que, assim como qualquer procedimento clínico, o clareamento deve ser realizado sob a supervisão do cirurgião dentista, através das técnicas e produtos corretos.

Quais os tipos de clareamento dental e como funcionam? 

Atualmente, existem diversos tipos de clareamento dental. As técnicas podem variar de acordo com a necessidade do paciente. No entanto, em todos os casos é fundamental passar por uma avaliação com um profissional! 

Diante disso, vamos explorar os principais tipos de clareamento abaixo:

Clareamento em Consultório

Dentista comparando cor do dente de paciente antes do tratamento
Clareamento dental em consultório é mais rápido. Entenda. Fonte: FreePik

O clareamento dental feito em consultório é conhecido por proporcionar resultados mais rápidos aos pacientes. Isso se deve ao uso de produtos com uma concentração maior de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.

Nesse procedimento, o dentista aplicará uma barreira protetiva na gengiva do paciente e, em seguida, um gel clareador que permanecerá em contato com os dentes por cerca de 50 minutos. 

Como citado anteriormente, o clareamento dental pode ser feitos através de diversas técnicas:

  • Laser: Essa técnica também utiliza o gel clareador, no entanto, ele será potencializado através do laser. Isso se deve ao fato de que quando em contato com a luz, o gel tem a sua permeabilidade aumentada, possibilitando sua ação em maiores espaços do esmalte dentário;
  • Luz Ultravioleta: Semelhante à técnica do clareamento com laser, essa técnica utiliza a luz ultravioleta para potencializar a ação do gel. Além disso, através da luz ultravioleta é possível diminuir a sensibilidade posterior ao tratamento;
  • Clareamento Interno: Essa técnica é indicada para pacientes que possuem a parte interna do dente manchada, decorrente de possíveis tratamentos de canal, traumas ou reações metálicas. Nesse caso, o gel clareador é aplicado na porção coronária do dente e precisa ser trocado semanalmente até que o resultado seja alcançado.

Apesar de trazer um resultado imediato e mais rápido, o clareamento realizado em consultório leva cerca de duas a três sessões para ser concluído.

Clareamento Caseiro

Pessoa usando moldeira de clareamento caseiro
Clareamento dental caseiro precisa ter supervisão odontológica. Fonte: FreePik

Apesar do nome, o clareamento caseiro também é feito sob supervisão e auxílio profissional. A principal diferença entre o clareamento em consultório e o caseiro é o tempo levado para atingir os resultados. 

No consultório é possível atingir resultados mais imediatos, já o tratamento caseiro é um pouco mais demorado, pois o gel clareador utilizado tem uma concentração de agentes clareadores menor. 

Essa técnica utiliza placas de clareamento, ou moldeiras, que são feitas sob medidas para cada paciente. Após a confecção da moldeira, o profissional fornecerá o gel clareador, junto com um Kit Clareamento, para que o paciente possa realizar o tratamento em casa. 

Dessa forma, o paciente aplica o gel sobre a moldeira e irá colocá-lo sobre os dentes. Geralmente é indicado que a aplicação do produto seja feita durante um período de duas a quatro horas.

O paciente deve repetir o processo de acordo com as indicações do dentista, isso pode levar em torno de duas a três semanas. Além disso, é fundamental seguir a recomendação profissional e passar por supervisões periódicas para garantir que o tratamento seja eficaz e seguro.

Quanto tempo dura o clareamento dental? 

A duração do clareamento vai depender dos cuidados e da rotina alimentar do paciente. Por isso, após o procedimento, é preciso evitar uma série de alimentos que podem manchar os dentes. 

Desta forma, o resultado do clareamento dura de 1 a 3 anos. No entanto, é preciso esperar pelo menos 1 ano para realizar o procedimento novamente. 

Quais os cuidados que devo ter após o clareamento dental?

Mulher tendo cuidados com os dentes
Entenda os cuidados necessários após o clareamento. Fonte: FreePik

Após finalizar o procedimento, será impossível para de sorrir. Mas para manter um bom resultado é preciso ter alguns cuidados: 

  • Evite alimentos altamente pigmentados, como o vinho tinto, shoyu, açaí e café. Eles podem manchar novamente o seu dente e causar amarelamento;
  • Fique longe do cigarro! Além de causar danos sérios à nossa saúde como um todo, ele afetará a sua estética bucal. A nicotina é um grande responsável pela alteração da coloração dos dentes;
  • Mantenha a higiene bucal em dia! Além de manter os seus dentes saudáveis, isso evitará que pigmentos escuros fiquem impregnados nos seus dentes. Por isso, lembre-se de sempre tirar um tempinho para escovar os dentes e usar o fio dental após as refeições;
  • Faça visitas regulares ao dentista! Só um profissional pode avaliar a sua saúde bucal e indicar corretamente quais os próximos passos para manter os dentes branquinhos e saudáveis. 

Existe alguma contraindicação para o clareamento dental? 

É inegável que o clareamento traz diversos benefícios para os pacientes! No entanto, existem algumas contra indicações: 

  • Mulheres grávidas;
  • Menores de 15 anos;
  • Pacientes com cárie;
  • Pacientes com muitos dentes restaurados ou com muitas restaurações com defeito;
  • Pessoas alérgicas ao gel clareador;
  • Pessoas com problemas nas gengivas. 

Por isso, antes de qualquer procedimento, o dentista realizará uma avaliação e fará o que é mais indicado para cada paciente. 

Clareamento dental Platinum Dental Clinic

Agora que você já sabe como o clareamento dental funciona detalhadamente, é hora de agir! Você merece recuperar o seu sorriso e mostrá-lo à vontade em todo lugar! 

Na Platinum Dental Clinic contamos com profissionais especializados e uma clínica estruturada, pronta para te receber e fazer o seu sorriso brilhar ainda mais! 

Você pode ter o sorriso mais branco sem sair de Itabaiana! Por isso agende uma avaliação e entenda como pode te ajudar a voltar a sorrir sem medo nas férias!