Todo mundo quer estar bonito e com o sorriso em dia para participar dos eventos do final de ano. Ir às festas da empresa, confraternizar com a família e os amigos no barzinho e distribuir aquele sorrisão na balada!
Ah, e não vamos nos esquecer que é ano de Copa do Mundo! Nada melhor do que comemorar a vitória da seleção com um sorriso estampado no rosto.
Contudo, o que não dá é aparecer nas festas com os dentes da mesma cor da camisa do Brasil, não é?
A verdade é que muitos querem atingir um sorriso bonito e brilhante. Mas poucos sabem por onde começar! Dentes brancos, sorriso bonito… Você deve estar pensando em clareamento dental, certo?
Este, definitivamente, é um dos tratamentos mais indicados para recuperar a beleza do seu sorriso. Afinal, é um procedimento seguro, e está cada vez mais acessível e diversificado.
Ao mesmo tempo, ainda existem algumas dúvidas e mitos envolvendo o clareamento que pode confundir qualquer pessoa. A boa notícia é que estamos aqui para te ajudar!
Então continue lendo se você quer aprender mais sobre esse assunto e entender como é possível deixar os dentes brancos sem desperdiçar tempo – ou dinheiro!
Os mitos do clareamento
Antes de mais nada, precisamos falar sobre os mitos e ideias errôneas que as pessoas têm sobre o clareamento. Esse procedimento estético é destinado para pacientes que desejam remover manchas e deixar os dentes mais brancos.
Lembrando ainda que, muitas vezes, ter uma higiene bucal impecável não é suficiente para evitar o amarelamento dos dentes. Por isso, não é segredo que muitas pessoas contam com o auxílio desse tratamento para atingir o tão sonhado sorriso branco.
O clareamento dental é um procedimento que pode ser indicado para os mais diversos pacientes. E o seu uso é popularmente recomendado na internet por ser eficaz e rápido.
No entanto, muitas pessoas podem acabar sendo levadas para outro caminho. O caminho do clareamento caseiro.
E quando falamos “caseiro”, nos referimos ao famoso clareamento alternativos. É comum as pessoas associarem substâncias mais abrasivas como uma maneira eficaz de mudar a tonalidade do esmalte do dente.
Abaixo, vamos ver quais os erros mais cometidos na hora de tentar clarear os dentes em casa:
Bicarbonato de Sódio
Essa é uma das substâncias mais comuns, e bastante usada em receitas culinárias e até no tratamento de aftas. Mas quando associado à limpeza e clareamento dos dentes, é preciso cuidado.
O bicarbonato de sódio é um produto extremamente abrasivo. Quando aplicado na superfície dentária, suas partículas ácidas aderem facilmente, gerando corrosão da camada de esmalte dos dentes.
Desta forma, isso pode colaborar para o acúmulo de bactérias e alimentos, consequentemente contribuindo para que o dente fique ainda mais sujeito a manchas, bem como a complicações na saúde bucal.
Então usar o bicarbonato para tentar clarear os dentes, pode ser extremamente prejudicial para o seu sorriso. Cuidado!
Uso da banana
Pode parecer brincadeira, mas há também uma técnica de tratamento alternativo utilizando a banana.
Nesse caso, o esfregaço da fruta é aplicado sobre os dentes. Isso teoricamente geraria um efeito abrasivo e, consequentemente, tiraria as placas amareladas.
No entanto, como já podemos perceber, essa técnica não é efetiva. O que pode acontecer, é a formação de novas placas nos dentes devido a alta concentração de frutose da banana.
Carvão
Bem como o bicarbonato de sódio, o carvão ativado também é bastante encontrado como uma indicação de tratamento alternativo.
Existem diversos produtos que têm essa substância em sua composição. Neste caso, a sensação de dentes mais claros é mais uma questão de contraste do que de eficácia, afinal, quando em contato com tecidos moles, o carvão torna-os mais escuros.
No entanto, os métodos de clareamento alternativo com carvão podem causar desgaste no esmalte dos dentes, tornando-os sensíveis. Além disso, a substância pode causar alergias e lesões na gengiva.
Pasta de dente milagrosa
Tenho certeza que você já se deparou com diversos cremes dentais que prometem um resultado clareador milagroso. Sim, esses produtos realmente tem substância clareamos em suas composições.
Mas é comprovado que esses tipos de cremes dentais geram resultados mínimos. Então cuidado para não cair em propagandas enganosas e acabar perdendo tempo e dinheiro com produtos que não geram resultados reais.
Como clarear os dentes de maneira eficaz
Frequentemente nos deparamos com essas dicas que podem prejudicar não só a estética, como a saúde bucal. Mas agora que você já conhece quais são os tipos de clareamentos alternativos e os seus perigos, vai ficar mais fácil não cair nesses tipos de “fake news”.
E que saber o segredo real para o clareamento dentário? Bom, como você já deve imaginar é preciso ter um acompanhamento de um profissional da odontologia.
Os dentistas vão te indicar o melhor tipo de tratamento para o seu caso e, claro, fazer de tudo para garantir que você continue com os dentes saudáveis e bonitos.
Como citado anteriormente, o mais indicado para deixar os dentes mais brancos é o clareamento dental.
O clareamento em si, é feito por meio de um agente clareador, como o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio. O produto será escolhido pelo profissional, de acordo com as necessidades do paciente.
Na prática, o agente clareador entra nas estruturas do dente, e reage com os pigmentos presentes. Assim, proporcionando dentes mais claros.
Entenda como funciona o procedimento
O procedimento pode ser feito de duas formas:
- No consultório através do uso de um laser e gel clareador. Nesse procedimento, o dentista irá proteger as suas gengivas e aplicar o produto clareador que tem uma concentração mais alta. Posteriormente, ele usará o laser para potencializar o efeito do produto. No geral, já é possível perceber que o dente ficou mais branco e brilhante após algumas horas de procedimento;
- Já o clareamento com kit caseiro também é feito com o auxílio e acompanhamento de um profissional. Primeiro ele fará um molde dos seus dentes, que irá se adaptar perfeitamente aos contornos da sua boca. Em seguida, o dentista preparará um kit, contendo a moldeira e um gel clareador para que o paciente realize o procedimento em casa, mais especificamente na hora de dormir. Normalmente, o clareamento dental caseiro pode demorar algumas semanas para apresentar resultados.
O clareamento é um método 100% seguro e indolor. No entanto, existem algumas contraindicações para a realização deste tratamento.
Por exemplo, o clareamento não é indicado para gestantes e lactantes, pessoas com hipersensibilidade dental, com doenças que afetam o desenvolvimento dentário. Também pessoas com problemas como cáries ou periodontite e casos de dentes quebrados, gastos ou com exposição de dentina.
Desta forma, é essencial fazer uma avaliação com o dentista antes do procedimento, certo?
Chegou a sua vez de ter um sorriso branco
Por fim, percebemos que não existe tratamento ou produto milagroso para deixar os dentes brancos rápidos. Mas dá para melhorar o seu sorriso e muito, basta iniciar o tratamento agora mesmo!
Claro, lembrando de sempre contar com o acompanhamento de um dentista. Você sabia que a Platinum Dental Clinic tem profissionais especializados nessa área que podem te ajudar?
Exatamente. Eles podem indicar o melhor tratamento para você e ainda te orientar durante os procedimentos!
Agende agora uma avaliação e não perca a oportunidade de ter um sorriso branco e brilhante para curtir as festas de final de ano e a copa do mundo!