O cigarro eletrônico, mais conhecido como vape, virou uma sensação entre os jovens. Apesar da proibição no Brasil, o aparelho continua sendo bastante utilizado.
Com diferentes essências e sabores, o vape traz uma sensação de ser mais inofensivo do que o tabaco tradicional. No entanto, o seu uso excessivo pode trazer diversas consequências para a nossa saúde.
Você deve estar se perguntando: Mas existe alguma relação entre cigarro eletrônico e cáries? A resposta é: sim! E nós vamos te contar em detalhes. Continue lendo e entenda.
O que é o cigarro eletrônico?
Você, com certeza, já deve ter visto esse aparelhinho em algum lugar. Ele foi introduzido no mercado como uma alternativa ao cigarro convencional, por possuir menos substâncias perigosas para o organismo. E se mostrou como uma opção para as pessoas que querem parar de fumar.
Muito usado por jovens, o cigarro eletrônico é um dispositivo que contém uma bateria e um depósito, no qual o líquido concentrado de nicotina é aquecido, vaporizado e, posteriormente, inalado.
O líquido utilizado leva em sua composição a nicotina, água, propilenoglicol, glicerina e aromatizantes para dar sabor.
Ao contrário do que se pensa, o vape também pode ser perigoso para seus usuários, já a liberação de nicotina tem um grande poder de vício entre as pessoas. Mas não é só esse tipo de dano que ele pode causar!
O vape pode causar cáries
De acordo com um estudo publicado no dia 23 de novembro de 2022, no The Journal of the American Dental Association, o cigarro eletrônico aumenta os riscos de uma pessoa ter cárie dentária.
Isso se deve ao fato de sua composição ser formada por propilenoglicol, glicerina, nicotina e aromatizantes. Os sabores muitas vezes são doces, e podem cobrir os dentes com uma película pegajosa e açucarada, promovendo a proliferação de bactérias.
Além disso, o líquido vaporizado pode alterar o microbioma oral, tornando o ambiente ainda mais agradável para o crescimento das bactérias causadoras da cárie.
Durante o estudo, os cientistas observaram que 79% dos pacientes que usavam vapes tinham um alto risco de cárie, enquanto 60% do grupo de controle que não costumam usar cigarros em geral, não apresentava o mesmo risco.
É importante salientar que a pesquisa feita por Karina Irusa não é 100% conclusiva. Outros estudos ainda precisam ser realizados para se chegar a uma conclusão mais assertiva. No entanto, é importante estar atento ao risco que o cigarro eletrônico pode trazer para os dentes.
O que mais pode causar cárie nos dentes?
A cárie é um dos problemas odontológicos mais recorrentes entre as pessoas. Ela é provocada por uma infecção bacteriana, que afeta os dentes, causando uma perfuração e desmineralização da estrutura dentária.
E sabemos que quando a infecção atinge as camadas mais profundas do nosso dentes, ela causa fortes dores e desconforto.
Como visto anteriormente, o vape se mostrou como um agravante para a proliferação da cárie. Mas existem outros fatores que podem acarretar esse problema.
A principal causa da cárie dentária é a falta de higiene bucal regular. E o problema pode ser agravado ainda através da ingestão exagerada de alimentos açucarados e pegajosos!
Alimentos como o bolo, doces e biscoitos são exemplos comuns que podem induzir o desenvolvimento das bactérias dentárias.
Além disso, a desmineralização do esmalte dentário pode propiciar esse problema. Isso porque a perda de minerais deixa o dente mais fraco, sensível e sujeito ao ataque de bactérias.
Quais são os tipos de cáries?
Existem quatro tipos de cárie, e elas são classificadas de acordo com as características da lesão, local do dente e a forma como o problema se manifesta:
- Cáries Coronária – Nesse caso, as bactérias atacam a coroa do dente, ou seja, a parte que entra em contato com os alimentos. Ela costuma ser superficial, por isso é fácil de identificar e o seu tratamento é simples;
- Cárie Radicular – Esses tipos de cáries ficam mais escondidas. Normalmente elas afetam a raiz dos dentes. É mais comum em pessoas adultas e idosas, e acontece por conta da retração gengival, que deixa a porção radicular exposta à placas bacterianas;
- Cárie Profunda – Também conhecida como cárie aguda, ela atinge a polpa dentária, causando uma inflamação no local. Nesse caso, existe a possibilidade de necrose dos tecidos, o que pode acarretar na necessidade de uma tratamento de canal para que o dente não seja perdido.
- Cárie Recorrente – As cáries recorrentes costumam se manifestar sempre no mesmo lugar. É comum que esse tipo de cárie aconteça em locais com maior propensão para acúmulo de placa bacteriana, como áreas que já foram restauradas ou onde estão instaladas próteses fixas.
Todos os tipos de cárie vão causar incômodo e dor. Por isso, é fundamental contar com o acompanhamento odontológico para te ajudar!
Qual é o tratamento para as cáries?
Após uma visita ao seu dentista de confiança e o diagnóstico, você deverá passar pelo tratamento de restauração dentária.
No procedimento, o dentista removerá a parte cariada do dente, realizará a limpeza do local e, em seguida, será feito o preenchimento do espaço. Isso pode ser feito tanto com porcelana, quanto com resina!
Como citado anteriormente, o cirurgião dentista irá indicar o melhor tratamento para o seu caso!
Seu sorriso saudável com Platinum
Seja pelo uso do cigarro eletrônico, ou por outros fatores, a cárie é um problema que pode atingir qualquer pessoa. A boa notícia é que a Platinum Dental Clinic está preparada para cuidar do seu sorriso e torná-lo ainda mais bonito e saudável.
Queremos te ver e sorriso aberto para curtir o melhores momentos da vida! Por isso, agende sua avaliação conosco e volte a sorrir livremente!